Logo Recanto Bela  Vista Grande SEM FUNDO.png

Encravada entre montanhas, margeada pelo Rio Pardo e cercada por uma envolvente paisagem, a cidade de CACONDE, posicionada ao norte de São Paulo, a 290 km da Capital Paulista, vem se revelando como importante destino para os turistas que buscam sossego, tranqüilidade, clima medicinal, vivências esotéricas e, também, para os turistas que curtem esportes de aventura, com muita adrenalina.

mapa-caconde

 

Cidade típica do interior paulista, faz divisa com Minas Gerais, tem 20 mil habitantes que convivem harmoniosamente com os visitantes que chegam de todos os lugares do país e até do exterior, atraídos pela natureza, o clima privilegiado, a parte histórica, os esportes radicais e uma série de outros aspectos que ajudam a compor um cenário diferenciado que agrada a variados perfis de turistas.

Ao passear pela Estância Climática de CACONDE é impossível não encantar-se com a arquitetura de casas antigas que conservam as características originais. Alguns tombados pelo Condephat estadual. As noites iluminadas ressaltam o coreto da praça central e revelam a arte estampada na fronte da matriz Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição – sua padroeira.

 

 

caconde02Completando a paisagem do município estão as diversas e pequenas propriedades rurais, fragmentadas ao longo dos anos em função da divisão de bens e heranças dos grandes fazendeiros e produtores de café. A cultura do café é anual, e dela que vem a maior movimentação econômica da municipalidade, mas que tem aberto espaço ao turismo dos mais variados segmentos, como uma segunda opção de geração de emprego, renda e sustentabilidade a estância.

A criatividade de seus moradores pode ser notada também, na culinária artesanal, onde ingredientes simples se transformam em delícias de dar água na boca. Vale a pena experimentar a geléia de pimenta, a pasta de berinjela e o doce de leite com canela. Os vários tipos de pimenta são transformados em belas peças decorativas e os cafés especiais produzidos na cidade.

 

 

vista-cacondeDe acordo com a História do município, CACONDE, na época das entradas e bandeiras, era a passagem dos para os demais Estados por sua localização na divisa geográfica das antigas capitanias de Minas e São Paulo. Hoje, como Estância Climática, Caconde deixou de ser passagem e passou a ser parada obrigatória para os que procuram um tesouro muito mais precioso: as suas belezas naturais aliados, o clima fantástico, ótimo para a saúde, os esportes radicais, seu famoso carnaval, além de sua importante história  ocorrida, principalmente no século XIX.

 

 

 

 

A construção da Usina Caconde, compondo lago da Graminha do Rio Pardo na década de 50 sinalizou o grande potencial turístico da cidade, despertando o interesse público e do poder administrativo do município.

turismo-cacondeEm 1966 houve a conquista do título de “Estância Climática”. Os proprietários de fazendas nos anos 80 deram uma importante contribuição para a recepção de turistas ao oferecerem suas fazendas para aluguel para o chamado turismo rural. Posteriormente, foram organizados eventos com o objetivo de atrair mais turistas e foram feitos outros investimentos, como a criação do Parque Prainha e Praça Esotérica e panorâmica do Mirante.
O grande potencial natural, porém, somente começou a ser notado com maior interesse nas décadas de 90. As cachoeiras, as montanhas com matas nativas, escarpas rochosas, rio perenes e corredeiras, todos naturalmente preparados passaram a ser explorados para a prática do turismo de aventura, colocando Caconde no cenário nacional e até despertando interesse a turistas estrangeiros pela qualidade de seus serviços nos esportes de aventura e ecoturismo. Surge “Caconde, a Estância turística”. Segundo o professor, João Fernando Orrico Cantarelli, conhecedor da história e tradições da cidade, o turismo esotérico tem se destacado. Grupos de pessoas que praticam a meditação já elegeram Caconde como um lugar de visita periódica obrigatória.

 
CURIOSIDADES SOBRE CACONDE

Você sabia que...

 

 é cacondense o brasileiro que, mais vezes, assinou o livro de posse da Presidência da República do Brasil? 

Deputado Pascoal Ranieri Mazzilli, presidente do Congresso Nacional por vários mandatos, assumiu, por circunstâncias diversas, temporariamente a Presidência da República por várias vezes, inclusive na época da renúncia de Jânio Quadros. A ele é atribuída a responsabilidade da garantia da paz nacional durante aquele período atribulado da nossa história, até a ascensão dos militares. A casa que ele morou mantém suas características coloniais e foi o presidente da câmara que transferiu o parlamento para Brasília  e implantou o sistema parlamentarista.

 

A 1ª Estação Rodoviária do Brasil foi construída em 1954, em Caconde, graças a Ranieri Mazzilli, que, enquanto Presidente do Congresso Nacional, interferiu junto ao ministério dos transportes para contemplar e reforçar a administração de seu irmão Dr. Hugo Mazzilli então prefeito da cidade.

 

A Usina Hidrelétrica de Caconde é a 1ª no hemisfério Sul e a 2ª no mundo a usar o sistema subterrâneo de sala de Máquinas (Turbinas), o que obrigou a construção de um túnel de fuga, na extensão de 2,5 km, para água turbinada, o que provocou um desvio do leito do Rio Pardo e criou o trecho hoje conhecido como “Trilha do Fuga”

PASSEIOS NA REGIÃO
 
 
Poços de caldas.jpg

POÇOS DE CALDAS

Por ser uma cidade turística de renome nacional, Poços tem uma hotelaria cara e os chalés do Recanto Bela Vista, que ficam a 35 minutos de carro, tem sido uma alternativa para quem quer conhecer Poços, gastando bem menos e ainda desfrutando de um local com natureza exuberante, mais tranquilidade e com um custo / Benefício bem melhor do que qualquer hotel ou pousada da região, principalmente, em relação aos hotéis de Poços.

 

O Recanto Bela Vista fica a 35 km da cidade mineira de Poços de Caldas. Uma estrada encantadora asfaltada, com paisagens características da zona rural, irá levá-los a esta cidade rica em águas sulfurosas, procuradas para banhos medicinais de imersão e vasto cardápio de comida mineira típica. É uma grande referência do turismo no Sul de Minas. Nas termas e nas dezenas de fontes da cidade, você pode cuidar da sua saúde e beleza, tomando banhos de imersão nas águas sulfurosas ou bebendo-a na quantidade adequada e recomendada.  

Além da rica gastronomia e artesanato, Poços oferece como passeios, o teleférico, os passeios de charrete que pode levá-los a destinos como a cachoeira Véu das Noivas, com quedas d´água que chegam a dez metros de altura, além da visita ao tradicional Grande Hotel, Jardim Japonês e outros pontos turísticos. Poços de Caldas é considerada a cidade da LUA DE MEL.

cafe com bolo.jpg

CACONDE: REGIÃO CAFEEIRA

Caconde é uma tradicional região produtora de um dos melhores cafés do mundo. A região é conhecida pela produção de café tipo exportação de qualidade e sabor inigualáveis e que forneceu o Café que o Papa Francisco consumiu em sua visita ao Brasil.

 

Na culinária, Caconde guarda \ tradição da cozinha cabocla paulista, mas recebe uma grande influência da culinária mineira, fazendo um casamento perfeito de delícias. Imperdível é conhecer as deliciosas   "quitandas típicas" para saborear com um cafezinho, como as "Broas de Amendoim",  "Roscas" e os "Biscoitos de Polvilho e o Biscoitão" !

Mirante-de-Caconde-3.jpg

 MIRANTE DE CACONDE

O Mirante de Caconde fica bem próximo ao Recanto Bela Vista, estando há 886m de altitude e proporcionando uma linda visão completa de toda a região,  em 360°, de onde se avista o lindo  lago da represa, o  mar de morros da Serra da Mantiqueira, na linha do horizonte e um lindo pôr do sol. De lá se avista as cidades de Caconde, Tapiratiba, Poços de Caldas e outras até perder de visa. A subida é íngreme, mas é toda asfaltada, com ótimo acesso. No mirante você encontrará uma boa estrutura, com uma praça com bancos, uma pirâmide para meditação, sanitários, lanchonete etc. Um lugar para refletir, meditar e se encantar com a natureza deslumbrante do local. 

 

Um belo passeio para curtir e registrar lindas fotos!

OUTROS PONTOS TURISTICOS

 

 

  • Aquário
  • Primeira Rodoviária do Brasil
  • Primeira e única Usina Hidrelétrica Subterrânea do Brasil ( Só 2 no mundo)
  • Plantações de café, sendo um dos melhores cafés tipo exportação do Brasil
Sem título 2.png
33335162.jpg
sisters-in-travel-roaming-nem-pensar-wifi-free.jpg
visite-nos

Recanto Bela Vista

Caconde /SP

entre em contato

(11) 97320-3809  Whatsapp

(11) 3266-3286